DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Bem- vindo

    Olá seja bem-vindo
Loading...

Nomes

Todo mundo, quando nasce, ganha um nome de seus pais. Mas eles sempre têm um significado. Veja se encontra seu nome na imagem! Ou melhor, conheça de vez o significado dele! <http://goo.gl/drpgsU>

Jacopo del Sellaio

Nascido em "Florença", uma cidade italiana, em 1442, e falecido na mesma cidade em 1493; também chamado de "Jacopo di Arcangelo", ou apenas "Jacopo", foi um pintor do Renascimento italiano (veja também:http://goo.gl/MBctwE).
A obra representada anexadamente foi atribuída a vários artistas, dentre eles, Jacopo, mas ela também é muito criticada por um certo detalhe, confira: <http://goo.gl/6aHWAI>

Dia D

É um termo militar frequentemente usado para denotar o dia em que um ataque ou uma operação de combate devem ser iniciados. Na fotografia é mostrado o desembarque na praia de Omaha, na Normandia (França), no dia 6 de junho de 1944 (O "Dia D"), no qual cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Normandia, abrindo uma nova frente de guerra no oeste, as quais foram operações durante a invasão da Normandia pelos Aliados, também conhecida como "Operação Overlord" e "Operação Netuno", foi a invasão das forças dos USA, UK, França Livre e aliados na França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial (confira: http://goo.gl/LCrgiP).

Com o fim da Guerra, houve:
-Suas consequências (algumas das muitas):
a) Divisão do mundo em dois blocos: socialista e capitalista;
b) Divisão da Alemanha;
c) Decadência dos regimes totalitários;
d) Processo de descolonização das colônias afro-asiáticas;
e) Grande número de mortos;
f) Emprego de armas atômicas;
g) Criação da ONU (http://goo.gl/YtKUxa).
-Seus Tratados
a) Acordo de Yalta – Assinado em fevereiro de 1945. Nesta cidade soviética (URSS), os USA reconheciam a soberania soviética na Europa Oriental.
b) Acordo de Potsdam – Ocorreu logo após o término da guerra (agosto de 1945). O encontro aconteceu em Berlim. Os líderes aliados decidiram que a Alemanha e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas sob a administração francesa (République français), britânica (UK), norte-americana (USA) e soviética (URSS). A Alemanha deveria pagar uma enorme indenização aos Aliados e devolver o porto de Dantzig a Polônia.

Confira também algumas das curiosidades sobre fatos que ocorreram durante a guerra:
-As mulheres francesas, em forma de protesto aos recorrentes estupros, penduraram suas roupas íntimas no topo da torre Eiffel, com o auxílio das Tropas Aliadas. Algumas, após essa forma de protesto, se lançaram da famosa torre.
-Para confundir os alemães, criaram a Operação Fortitude, que consistia num falso desembarque em Pas-de-Calais (França), "comandado" pelo General Patton (http://goo.gl/bfjl50), foram criados barcos e tanques falsos de madeira, plástico ou lona a leste da Inglaterra (UK) para confundir aviões espiões alemães. Idosos reservistas ficavam o dia inteiro enviando mensagens falsas via rádio entre si.
-Ao final do conflito armado, as tropas do Eixo se viram encurraladas e, como último recurso, plantaram explosivos nas bases da Torre Eiffel (http://goo.gl/FnRI6Z), e tentaram demoli-la. A torre só foi reinaugurada anos mais tarde, em 17 outubro de 1948.
-Hitler (http://goo.gl/On7xQm) estava muito confiante de que o desembarque seria em Pas-de-Calais, por causa de seu espião Garbo (http://goo.gl/h6ea4O) que lhe forneceu informações falsas, já que era um agente duplo a serviço da Inglaterra.
-Rommel (http://goo.gl/u9oPMp) acreditava que o desembarque seria na Normandia, mas como recebeu ordens de Hitler, não pode desobedecer, e teve que ir para Pas-de-Calais.
-Graças à Operação Fortitude, duas semanas após o desembarque, os alemães ainda esperavam o desembarque em Pas-de-Calais.
-Durante o ataque à Omaha (USA), os tanques anfíbios "DD" (Duplex Drive) não puderam desembarcar por causa da turbulência causada pela grande movimentação de barcos e navios no canal da mancha, os tanques viraram e os soldados desembarcaram sem apoio pesado, o que ajuda a explicar as grandes baixas e feridos em Omaha.
-Devido à artilharia antiaérea, muitos paraquedistas saltaram fora da zona prevista, alguns dos paraquedistas se enroscaram nas árvores, foram vistos pelos soldados alemães e morreram antes mesmo de porem os pés na França.
-Na noite do salto real, os aliados jogaram bonecos de borracha carregados de espoletas (http://goo.gl/2U66KQ), ao bater no chão, as espoletas disparavam e os alemães atiraram contra ninguém.

Exercícios físicos

Isso é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física (capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e menor esforço) em geral, e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Já o sedentarismo é a falta de atividade física suficiente para o corpo e que também acaba afetando a saúde e atrofiando os músculos.

Especialistas dizem que, qualquer pessoa, com falta de exercício físico reduz expectativa de vida em até 10 anos, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, cardiovasculares e, até mesmo, mentais. "Quem pratica exercícios físicos regularmente reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares" <http://goo.gl/bb5zy2>, sem contar, também, que, de certa forma, ajuda no desenvolvimento do corpo da pessoa, apesar disso ser um processo, geralmente, natural (http://goo.gl/J9mp9X).

Resumindo alguns problemas que são causados por falta de atividades:
-Problemas cardíacos;
-Atrofia (forma de resposta adaptativa da célula, que podem ou não ocasionar lesões adaptativas, a novas condições impostas pelo organismo) em diferentes músculos do corpo;
-Diminui o tempo de vida;
-Ajuda no desenvolvimento, tanto mental, como físico-corporal;
-Aumenta as chances de doenças graves, tais como: diabetes, LDL (“colesterol mau”, quando ele está alto, gera o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e, consequentemente, aumenta o risco de doenças cardiovasculares), diferentes tipos de câncer etc.

Mas também, “tudo em excesso faz mal!” Ir além dos limites do corpo pode ocasionar os seguintes sintomas:
-Movimentos involuntários;
-Lesões musculares;
-Fadiga muscular;
-Cansaço;
-Dores no corpo;
-Tremores etc.

Fótons: viagem no tempo & emissão de luz

Em alguns vídeos do canal Você Sabia?, são citados: viagens no tempo e viajantes, mas o mais famoso, é o "John Titor", um nome usado em vários fóruns postados entre 1999 e 2001 por um internauta que alegava ser um viajante no tempo do ano de 2036. Para saber mais, confira os vídeos <http://goo.gl/fA2p0n> <http://goo.gl/jKEFJ7>.
Contudo, existe um porém: uma teoria científica que fala "Viagem no tempo por um buraco de minhoca seria possível, mas só para fótons*!", saiba mais sobre o que isso fala, em uma de nossas passadas publicações <http://goo.gl/mrrLBI>.

*Mas o que seria "fóton"? Pelo que se sabe até hoje, é uma partícula que não possui nenhuma subestrutura mediadora da força eletromagnética (a qual resulta da ação das atrações e repulsões elétricas e magnéticas de corpos distantes entre si). O fóton também é o quantum (juntamente com outras partículas e micromoléculas), mas ele, especificamente, da radiação eletromagnética, incluindo a luz! Confira <http://goo.gl/T7RQX5>.

Curiosidade: a mistura da matéria e da antimatéria conduziria ao aniquilamento de ambas, da mesma maneira que a mistura das antipartículas e das partículas, criando assim fótons de grande energia. Em uma de nossas próximas publicações, será retratada a energia elétrica

O Brasil secou

A falta d'água se alastrou pelo País, sintoma das mudanças climáticas e do desmatamento na Amazônia, cada vez mais debilitada. Nos aproximamos de um futuro desértico - e a culpa é toda nossa.
Em 2014, não choveu. Pelo menos não quanto deveria. Os índices de chuvas apresentam déficit, os reservatórios minguaram a percentuais críticos, a nascente do Rio São Francisco secou pela primeira vez na história. Esses eventos extremos estavam previstos pelos estudiosos das mudanças climáticas, causadas quase exclusivamente pela atividade humana, especialmente pela queima de combustíveis fósseis. Mas outro fator está agravando esse quadro : o desmatamento. A Amazônia é a responsável por manter úmido todo o continente e, sua depredação influencia diretamente no clima.
A floresta funciona como uma fábrica de chuvas. Por cima das nossas cabeças, há imensos rios seguindo seu curso, levando nuvens carregadas por onde passam. São os rios voadores, que começaram a ser estudados em 2006, numa parceria entre o aviador francês Gérard Moss e o cientista da Terra Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Sobrevoando a floresta, eles descobriram todo o seu potencial de bombeamento de água e traçaram o curso que os rios voadores seguem pelo País. Esta capacidade de exportar umidade é um dos cinco segredos da floresta, poeticamente explicados no relatório "O Futuro Climático da Amazônia", publicado por Nobre.
O fluxo dos rios voadores é mais intenso no verão, estação em que chove na maior parte do País. Isso acontece graças à inclinação da Terra nesta época do ano, que favorece a entrada dos ventos marítimos na América do Sul. ( Este tema também já foi retratado em uma antiga publicação nossa <http://goo.gl/m1WJWw>).

Conheça dez mitos e verdades sobre baterias de celulares

Do que morrem os artistas

Foram analisadas as mortes dos 194 músicos mais importantes do Brasil e do mundo. Câncer e doenças cardíacas são mais comuns que overdose e suicídio. E 27 anos é realmente uma idade sinistra.

1° : Cardiovasculares. Mortos : 43.
Bo Diddley (79)
Dave Brubeck (91)
Frank Sinatra (82)
Louis Armstrong (69)
Muddy Waters (70)

Um terço do panteão da música americana morreu de complicações cardíacas. Brasileiros, clássicos e roqueiros também foram vítimas comuns. Mas essas doenças atacaram só 8,3% dos artistas de música negra.

2° : Câncer. Mortos : 39
Cartola (72)
Dorival Caymmi (94)
Elizeth Cardoso (69)
Reginaldo Rossi (69)

A doença matou um de cada cinco grandes artistas brasileiros. Eles foram vítimas de tipos comuns, como próstata (Waldick Soriano, 75), e raros, como tumor de Askin (Leandro,36).

3° : Acidentes. Mortos : 26
Buddy Holly (22)
Chico Science (30)
Duane Allman (Allman brohters, 24)
Mrc Bolan (T-Rex, 29)

No rock, avião mata mais que carro. Três membros do Lynyrd Skynyrd (1977) e os cinco do Mamonas Assassinas (1996) se foram assim.

4° Álcool e drogas. Mortos : 20
Amy Winehouse (27)
Ary Barroso (60)
Dee Dee Ramone ( Ramones, 50)

Overdoses são mais comuns no rock, porém ocorrem no resto, claro. A idade média de morte e 25, mas velhos também batem as botas assim. A cocaína derrubou Ike Turner aos 76.

5° DSTs. Mortos : 8
Freddie Mercury ( Queen, 48)
Renato Russo ( Legião Urbana, 36)

A sífilis não matou nenhum artista desde 1938 (Robert Johnson, 27). Mas doenças venéreas voltaram a ameaçá-los a partir de 1990, quando perdemos Cazuza (32) e Tom Fogerty (Creedence Clearwater Revival, 48)

6° Cerebrais. Mortos : 7
Dvorák (62)
Mendelssohn (38)
Prokofiev (61)
Verdi (87)

A maioria dos grandes compositores clássicos morreu de AVC, câncer ou complicações cardíacas. Mas outros foram vítimas da precariedade da medicina de seu tempo. No século 18, Bach (65) e Handel (74) morreram após operar o olho.

7° Assassinatos. Mortos : 7
Jam Master Jay (Run DMC, 37)
John Lennon (40)
Tupac Shakur (25)
Sabotage (29)

Marvin Gaye (44) foi assassinado pelo pai. Uma suposta tentativa de estupro fez Sam Cooke (33) ser morto seminu. Até entre deuses da música, a violência da rua mata mais negros que brancos.

8° Suicído. Mortos : 5
Champignon ( Charlie Brown Jr, 35)
Nick Drake (26)
Kurt Cobain ( Nirvana, 27)

Assis Valente (46) ingeriu veneno de formiga na rua. Ian Curtis (Joy Division,23) se enforcou na casa dos pais. Kurt Cobain foi achado só três dias após se matar em casa. Casos assim alimentam o mito da música.

Kingdom Tower: a futura torre mais alta do mundo enfrenta dificuldades

Nós estamos falando da torre de quase 1 quilômetro de altura e que deve ser a construção mais alta de todo o mundo assim que terminar de ser feita — algo que não há data para acontecer.
O problema é que o projeto foi idealizado em 2011, e um bom tempo se passou sem novidades sobre este edifício gigantesco. Por conta do seu alto custo de produção, alguns boatos que circulavam pela internet especulavam que a Kingdom Tower não seria mais construída.
Contudo, a próxima construção mais alta de todo o mundo voltou a despertar o interesse da mídia ao redor do mundo. A novidade é o simples fato de que os desenvolvedores da torre anunciaram que estão trabalhando em conjunto com a Advanced Construction Technology Services (ou ACTS), com o objetivo de obter conselhos de como botar a Kingdom Tower de pé.

Por conta disso, os primeiros trabalhos já começaram — o problema é que eles precisam estudar muito antes de qualquer coisa. Isso porque a torre vai consumir 500 mil metros cúbicos de concreto e 80 mil toneladas de ferro, tudo isso perto do mar e em um local de temperaturas altas (Jidá, na Arábia Saudita).
Dessa maneira, a ACTS está testando qual é o tipo de concreto que vai suportar o clima do local e também a exposição ao sal da água proveniente do mar. E isso é bem mais delicado do que parece, já que somente as fundações da torre vão ter 60 metros de profundidade e vai “aguentar” um peso extremamente alto, de modo que tudo tem que ser absurdamente resistente.

Quando a combinação correta de concreto for encontrada, ainda vai ser necessário resolver alguns problemas. Isso porque é preciso bombear concreto líquido para cima, com objetivo de construir os andares superiores da Kingdom Tower. Isso pode parecer algo bem complicado, mas é melhor do que carregar manualmente todo o material até o fim da estrutura.
O problema é que o concreto líquido e a gravidade dificultam esse trabalho. Como se já não estivesse difícil o suficiente, as altas temperaturas durante o dia secam o material com certa facilidade, obrigando os trabalhadores e executarem esse processo apenas à noite. Por enquanto, especula-se que isso seja feito com a tecnologia usada no Burj Khalifa, o atual edifício mais alto do mundo.

Resumindo, há muitas dificuldades para serem enfrentadas, de modo que a Kingdom Tower talvez não se torne uma realidade — e, caso ela venha a ser construída, é apenas para provar que isso realmente pode ser feito por um grupo de pessoas com as capacidades necessárias para isso. Interessante, não é mesmo?

Raridades

- Recentemente, encontrada a espécie de baleia mais rara de todo planeta: a "gigante branca"! Confira <http://goo.gl/aq1TKS>; também sobre baleia, confira uma antiga publicação nossa <http://goo.gl/6jL2HV>;

- "Iceberg invertido" <http://goo.gl/sGqM2I>.

Ernest Rutherford

Representado na imagem a seguir; nascido no dia 30 de agosto de 1871, em Brightwater (Nova Zelândia); e falecido no dia 19 de outubro de 1937, em Cambridge (UK); foi um importante físico e químico que se tornou conhecido como "o pai da física nuclear". Num trabalho no início da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908 "por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas". "Rutherford" (como também era chamado) realizou sua obra mais famosa após ter recebido esse prêmio. Em 1911, ele defendeu que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo (segundo isso, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total, sendo que este núcleo, que conteria praticamente toda a massa do átomo, estaria sendo rodeado por elétrons de carga elétrica negativa, os quais descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades), e, desse modo, criou o modelo atômico de Rutherford, ou modelo planetário do átomo, através de sua descoberta e interpretação da dispersão de Rutherford em seu experimento da folha de ouro. A ele é amplamente creditada a primeira divisão do átomo, em 1917, liderando a primeira experiência de "dividir o núcleo" de uma forma controlada.

Notícias

A Lua tem-se mantido magneticamente inerte por eras, mas uma nova pesquisa confirma que este nem sempre foi o caso. Mais de quatro bilhões de anos atrás, a lua tinha um núcleo derretido, que virou contra o manto lunar, produzindo um escudo magnético potente estendido por toda a Lua. Mas isso era presumivelmente uma versão muito mais fraca do que a da Terra, uma vez que o satélite obviamente era menor que o nosso planeta, certo?

Surpreendentemente não, a nossa lua pouco "magricela" estava realmente com capacidade gerar um campo mais poderoso do que o nosso. Ninguém sabe porque um corpo tão franzino estava exibido tal atividade magnética.

Parece que no início da lua, o satélite aproveitou algum método exótico para produzir o seu campo magnético incrível. E ela conseguiu! Mas, por mais tempo do que se imaginava que era possível, isso talvez devido a impactos de meteoros constantes que alimentaram o magnetismo da Lua. Parece que o campo desapareceu por volta 3,8-4000000000 de anos atrás, embora mais pesquisas são necessárias para descobrir exatamente o porquê. Surpreendentemente, estudos sugerem que o núcleo da Lua ainda é pelo menos um pouco líquido. Assim, mesmo que a Lua está a essa distância de nós estamos constantemente lembrado que há muitas questões fundamentais que ainda temos de responder sobre a geologia lunar.

Diferentes partículas

Em nossa passada publicação, falamos sobre fótons (http://goo.gl/JF1Cv8), confira também uma outra <http://goo.gl/IX8P7b>. Na primeira foi citada a energia elétrica, que será retratada depois.
Sobre as partículas subatômicas: muitas delas já foram comprovadas que existem, após a descoberta do núcleo em 1911 (http://goo.gl/A2V7B3). Desde aquela época, foram estabelecidas leis fundamentais da matéria-energia que governam suas inter-relações, predizendo o comportamento das sub-partículas. Isso levou os cientistas a procurarem encontrar soluções teóricas que unifiquem e simplifiquem o estudo da estrutura básica do Universo.
Partículas alfa que, resumidamente, assemelha-se com o núcleo de hélio emitido em um processo radioativo; partícula beta, elétron ou pósitron emitido num processo de desintegração nuclear, possuidor de energia cinética, íons, elétrons, prótons etc...
Classificam-se, também, as partículas elementares, aquelas que se supõe fazerem parte do conjunto de constituintes fundamentais da matéria; estas são caracterizadas por um conjunto de números quânticos: massa, isospin, spin, paridade, carga elétrica, número leptônico, número bariônico, estranheza etc... Incluem-se nesta classe os léptons, mésons, bárions, fótons, bósons e suas respectivas antipartículas (antimatéria). Confira este vídeo <http://goo.gl/WiIwpV>; veja também: "Qual é a menor partícula existente?" <http://goo.gl/CKNdV4>.

Viajem do Sol até Júpiter na velocidade da luz nesta animação incrível

Se você pudesse pegar carona em um fóton que acaba de escapar do sol e segue viagem até Júpiter, o que iria ver seria extremamente parecido com o que mostra a animação Riding Light, do artista americano Alphonse Swinehart. De uma forma extremamente simples, ele simulou uma jornada na velocidade da luz do sol até Júpiter, preservando aspectos como o tempo e as distâncias que separam um astro e outro.

Uma das reflexões mais interessantes sobre o vídeo é pensar como os impressionantes 299.792.458 m/s da luz são, na realidade, lentos se levarmos em conta a imensidão do espaço. Também é um pouco assustador imaginar como o nosso sistema solar é, na realidade, composto em grande parte por imensos vazios.
O vídeo encontra-se no seguinte site : http://goo.gl/DKmu10

"Fontes de energia"

- "Macaúba", uma grande fonte energética <http://goo.gl/1IzmxJ>;

- Músicas estimulam seu cérebro <http://goo.gl/7oBCRk>.

Impressora

É notória a importância das impressoras hoje em dia. Seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos com uma imensa rapidez e facilidade, ideia que vem desde as arcaicas máquinas de escrever. Desta forma, é fácil perceber que, de uma forma ou de outra, a impressora foi uma espécie de resultado da modernização do antigo instrumento. A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por "Chester Floyd Carlson" (que foi um físico e inventor estadunidense, nascido no dia 8 de fevereiro de 1906, em Seattle, e falecido no dia 19 de setembro de 1968, em Nova Iorque), um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras (representados na imagem anexa, Chester, como também era chamado, com sua invenção, a impressora da época).

Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres por meio do impacto, realidade que resultava em impressões de baixa qualidade. As impressoras evoluíram conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram sendo criadas impressoras destinadas a fins específicos. As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, usando raios lasers modulado para a impressão, o que proporciona uma impressão de qualidade significativamente superior.

Eletricidade / Tales de Mileto

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto* que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.

Tales de Mileto (nascido e falecido na cidade de seu mesmo nome, localizada na Itália) foi um filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrônomo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental (a diferença da filosofia oriental, é que a primeira é mais racional, mais voltada para fatos; já a segunda, a oriental, é mais voltada para religião, crenças, é mais intuitiva) de que se tem notícia. Para saber mais sobre a história da eletricidade, confira <http://goo.gl/4qB6Rs>.

E = mc²

Isto é uma equação da física moderna utilizada como parte da Teoria ou Princípio da Relatividade, desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein. A famosa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que "E" é a energia, "m" a massa e "c" é a velocidade da luz ao quadrado, considerada a única constante do Universo. Sabendo que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 km/s, a Teoria da Relatividade supõe que caso uma massa consiga superar a velocidade da luz, conseguiria ultrapassar a barreira do tempo e espaço.
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
© Copyright Template 00742| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top