DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Bem- vindo

    Olá seja bem-vindo
Loading...

--- Telefone ---

O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. Sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos. Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar). Bell tinha a intenção de aperfeiçoar seu “telégrafo harmônico”, aparelho com o qual pretendia transmitir em código Morse de seis a oito mensagens simultâneas. Foi assim que Graham Bell chegou àquela oficina, procurando suporte tecnológico para sua invenção, e começou a trabalhar com Watson. Mais adiante, Bell disse a Watson estas palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.” Esta foi a chave do invento que viria a se chamar telefone. Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares.

--- Bicicleta ---

A história da humanidade é construída através de pesquisas. É importante ressaltar que qualquer pesquisa sempre leva assinatura de alguém, normalmente um pesquisador, o que por sua vez faz com que a história contada tenha sempre um viés, seja sempre uma versão dos fatos. A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores. A prova mais antiga de seu uso data de cerca de 3500 a.C., e vem de um esboço em uma placa de argila encontrada na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia (atual Iraque), mas é certo que sua utilização venha de períodos muito mais remotos. As rodas mais antigas encontradas em explorações arqueológicas são de cerca de 3000 a 2000 a.C. e estavam em túmulos na mesma Mesopotâmia. Eram compostas de três tábuas presas por suportes em forma de cruz, e a tábua central possuía um furo natural no nó da madeira. A madeira em volta do nó costuma ser bastante resistente, por isso, acredita-se que esta girava em torno de um eixo fixo, apesar do restante do veículo à qual estas rodas pertencessem não tenha sido conservado o bastante para identificar se era assim mesmo que o conjunto funcionava. A história da bicicleta não foge a regra. É interessante ler as diversas versões sobre o seu surgimento e desenvolvimento. Mudam personagens, fatos, acontecimentos, interesses culturais, religiosos e políticos, assim como muda a compreensão dos acontecimentos dependendo da profundidade de um texto. A história da bicicleta começa de fato com a criação de um brinquedo, o "celerífero", realizado pelo Conde de Sivrac. Construído todo em madeira, constituído por duas rodas alinhadas, uma atrás da outra, unidas por uma viga onde se podia sentar. A máquina não tinha um sistema de direção, só uma barra transversal fixa à viga que servia para apoiar as mãos. A brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para pegar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado de maneira muito precária por alguns metros. Pelos desenhos existentes sabe-se que era muito pesada e rígida, e com o piso irregular das ruas e estradas de terra devia pular e socar o passageiro. Como não tinha freio e sistema de direção quem a experimentou descobriu o "prazer" do medo de um tombo ou colisão eminente e praticamente inevitável. Em 1680 um construtor de relógios alemão, Stephan Farffler, que era paraplégico, construiu para si primeiro uma cadeira de rodas de três rodas e depois outra de quatro, ambas movidas por um sistema de propulsão por alavanca manual. Várias outras referências de veículos de propulsão humana são encontradas até 1800, todas construídas na forma de carruagem.

--- Yin e Yang ---

Yin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo (religião chinesa) que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade. Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao" (conceito que só pode ser apreendido por intuição), princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.

--- Rádio ---

O cientista inglês James Clerk Maxwell ao estudar a natureza eletromagnética da luz, teorizou sobre certos fenômenos ondulatórios produzidos pelo movimento vibratório dos elétrons. A partir de 1879, o físico alemão Heinrich Hertz realizou diversas experiências práticas em que utilizou um circuito oscilante ou oscilador, dispositivo no qual a corrente elétrica fica circulando ora num sentido, ora em outro, devido ao fenômeno da auto-indução (o condutor produz um campo eletromagnético em si mesmo quando é percorrido por uma corrente variável). As experiências de Hertz foram o ponto de partida para a descoberta da radiotelegrafia, radiotelefonia e televisão e abriram horizontes a outros físicos como Eduard Branly e Guglielmo Marconi, que em 1896 patenteou o primeiro aparelho transmissor sem fios. As ondas sonoras são variações da pressão do ar, e sua propagação depende assim de um meio material. À medida que a onda de som se propaga, o ar é primeiro comprimido e depois rarefeito, pois é a mudança de pressão no ar que produz o som. Para transmitir a voz humana ou a música, é preciso converter as ondas sonoras em ondas eletromagnéticas de radiofreqüência, e depois reconvertê-las em sonoras a fim de que possam ser ouvidas. O primeiro papel é desempenhado primeiro pelo microfone e o segundo pelo alto-falante, com auxílio de válvulas ou transistores. As estações transmissoras produzem as ondas eletromagnéticas chamadas ondas hertzianas, dentro de frequências (e correspondentes amplitudes) que são fixadas pelos governos, a fim de impedir interferência de uma nas outras.

--- Carl Edward Sagan ---


--- Extraterrestres? ---

Vida extraterrestre é a vida que não se origina a partir do planeta Terra. É também chamada de vida alienígena. Estas formas de vida, ainda hipotéticas, podem variar de organismos simples, como bactérias, até seres muito mais complexos do que os humanos. Também foi proposta a possibilidade de que vírus podem existir em meios extraterrestres. Confira:

-Cientistas procuram sinais de vida extraterrestre inteligente em nossa galáxia: galeriadometeorito.com/2015/01/cientistas-procuram-sinais-de-vida-extraterrestre.html#.VK6NNNLF9GZ;

-Astrobiologia Vs. Ufologia: google.com.br/url?sa=t&rct=j&q&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fclimatologiageografica.com%2Fastrobiologia-ou-ufologia-um-conflito-entre-ciencia-e-pseudociencia%2F&ei=p46uVOOQOcm7eJn9gtAK&usg=AFQjCNGqc1G-wg7n9lysr8u-knND1SPlaA&sig2=TD5oD8w7Rhep7kCNArNCuw&bvm=bv.83134100%2Cd.dmo.

--- Miquèl de Nostradamus ---

(Nascimento: 14 de dezembro de 1503, Saint-Rémy-de-Provence, França — Falecimento: 2 de julho de 1566, Salon-de-Provence, França — representado no anexo, foi um apotecário (profissional da saúde de tradição milenar, farmacêutico) e médico da Renascença que praticava a alquimia [pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia]), fez impactantes profecias para este novo ano: 2015! Conheça algumas delas:seuhistory.com/noticias/conheca-algumas-impactantes-profecias-de-nostradamus-para-2015.

--- Michael Jeffrey Jordan ---

(Nascimento: 17 de fevereiro de 1963, Brooklyn, Nova Iorque, USA — ainda vivo, hoje com 51 anos — com uma altura de 1,98 metros, representado na imagem segurando um troféu da NBA, a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte) é um ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano. É considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos de toda nossa história. O "basquetebol" [pt.wikihow.com/Ser-um-Bom-Jogador-de-Basquete] é um desporto (mais especificamente, um esporte com bola) coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadiano, "James Naismith" (Nascimento: 6 de novembro de 1861, Almonte, Canadá — Falecimento: 28 de novembro de 1939, Lawrence, USA — upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Naismith_1900_circa.jpg), na "Associação Cristã de Rapazes de Springfield", USA.

--- No pôr do Sol ---

Se você já viu, mas nunca ouviu falar, provavelmente já teve o interesse de saber o que é aquele ponto luminoso que aparece logo após o pôr do Sol... Aquilo é, nada mais, na menos, do que, Vênus! Ele é tão brilhante, por causa de sua camada extremamente espessa de nuvens, que refletem a luz solar, podendo fazê-la chegar na Terra.

--- Reciclagem ---

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar [http://goo.gl/aELTVQ].
Veja também, jovem americana produz lixo em dois anos que cabe dentro de um pote >> http://goo.gl/MFb9HD <<

--- MEDO ---

É algo que seres vivos, como nós, sentem em certas ocasiões, que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Já o "pavor" é a ênfase do medo, mas isso também pode se transformar em doença, a chamada "fobia". Confira alguns tipos de medos, fobias >> http://goo.gl/hLZotV << 

O medo também é obtido a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

--- Deep Web ---

A analogia do "iceberg" (um grande bloco de gelo que se desprende de geleiras) é bastante utilizada para demonstrar o tamanho da Deep Web (parte imersa) em relação ao da Surface Web (parte emersa), como no anexo. Refere-se ao conteúdo da World Wide Web (WWW --- a "rede mundial de computadores") que não faz parte da "Surface Web", a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. Confira >>http://goo.gl/WFDm9j<<

--- Literatura ---

A história da literatura é a disciplina que estuda a evolução da literatura, seja em prosa (texto escrito em parágrafos) ou poesia (confira >>http://goo.gl/Od7G4Z <<), por meio dos movimentos literários e das relações entre a História e a literatura. A narrativa não começa com a escrita. No sentido restrito da escrita (literatura vem do latim "littera", que quer dizer "letras"), a literatura só se torna possível com a escrita, embora não tenha surgido com ela. A literatura e a escrita, embora tenham conexões entre si, não são sinônimos. Os primeiros registros escritos da história da humanidade não são literatura. No anexo temos como exemplo uma secção do "Livro de Sair Para a Luz" de 1040 a.C.

O conceito de literatura tem sido alterado com o passar dos tempos, havendo alterações semânticas bastante relevantes, veja alguns exemplos:
- "Arte Literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra." (Aristóteles http://goo.gl/lMJ52h, foi um filósofo grego, Grécia Clássica);
- "A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento." (Hippolyte Adolphe Taine http://goo.gl/YelR3o, foi pensador determinista e historiador francês, metade do século XIX);
- "A Literatura é arte e só pode ser encarada como arte." (Doutrina da arte pela arte, sistema de crenças que defende a autonomia de atividades humanas, fins do século XIX);
- "O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre http://goo.gl/9EWJjp, foi um filósofo francês, século XX);
- "É com bons sentimentos que se faz Literatura ruim." (André Paul Guillaume Gide http://goo.gl/APBRpo, foi um escritor francês, século XX);

A literatura também apresenta diversas formas literárias, que agradam vários gostos e que são direcionados a públicos diferentes, como poesia, peças de teatro e prosas que envolvem diferentes gêneros como tragédia, drama, comédia, ficção etc. Os tipos também são variados, como literatura de cordel, literatura infantil etc. Assim como também há os estilos literários de diferentes épocas, confira! >> http://goo.gl/tDP2Hi <<

--- Troia ---

Foi uma lendária cidade onde ocorreu a célebre "Guerra de Troia", que foi um grande conflito bélico entre "gregos" (da "Grécia Antiga") e "troianos", possivelmente ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C. Segundo poetas, a guerra foi causada pelo rapto da esposa do rei espartano, pelo filho do rei troiano.
A maioria de Gregos dizia que a Guerra de Troia era um evento histórico, embora muitos entendessem que os poemas homéricos continham vários exageros. A versão mitológica da guerra estava contida nos poemas épicos do "Ciclo Troiano", formado por oito poemas, dos quais apenas alguns restaram completos.
Uma famosa parte da história é na hora em que os gregos, fingindo terem desistido da guerra, embarcaram em seus navios, deixando na praia um enorme cavalo de madeira, o qual os troianos decidiram levar para o interior de sua cidade, como símbolo de sua vitória, como visto na pintura representada anexadamente de "Giovanni Domenico Tiepolo" (com sua representação a seguir >> http://goo.gl/Vi26u6 << foi um antigo pintor natural, nascido em 30 de agosto de 1727, Veneza (Itália), e falecido em 3 de março de 1804, na mesma cidade). À noite, quando todos dormiam, os soldados gregos, que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo, saíram e abriram os portões para que todo o exército (cujos navios haviam retornado, secretamente, à praia), invadisse a cidade. Sendo que, com isso, o rei recuperou sua esposa e a levou de volta a Esparta.

--- História da tatuagem ---

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens começaram a ser feitas no Egito entre 4000 a.C. e 2000 a.C. em rituais ligados às religiões. No ano 787, a tatuagem foi banida da Europa, pelo Papa* da época, sendo considerada como uma prática demoníaca.
Também referida como "tattoo", em sua forma inglesa, é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo atualmente [confira http://goo.gl/eb6W6y], fazendo-se um desenho permanente na pele, geralmente, humana.
No anexo podemos ver uma antiga gravura maori** de um rosto tatuado, prática comum deste povo, na época e até mesmo hoje em dia.

*Papa >> líder mundial da Igreja Católica, uma instituição religiosa centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, separada do Estado, com cerca de 1,2 bilhões de seguidores.
**Maori >> viviam em certos lugares da Nova Zelândia, são nativos de lá, um estado independente no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terras e por numerosas ilhas menores >> http://goo.gl/ntuigS <<

--- Homem Vitruviano ---

Tal termo foi um conceito apresentado na obra "Os dez livros da Arquitetura", escrita pelo arquiteto romano Marco vitrúvio polião(http://goo.gl/a2zzRn), que viveu no século I a.C., do qual o conceito considerado um cânone (conjunto de modelos) das proporções do corpo humano, herda no nome, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na proporção áurea (uma constante real algébrica irracional com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618).
No anexo, podemos identificar uma famosa interpretação de "da Vinci" (http://goo.gl/AUxXHQ) sobre tal conceito do "Homem Vitruviano", feito com lápis e tinta sobre o papel das notas de um de seus diários ao redor do ano de 1490.

--- Carl Edward Sagan ---

Nascimento: 9 de novembro de 1934, Brooklyn, USA.

Falecimento: 20 de dezembro de 1996, Seattle, USA.

Representado na imagem, "Sagan" (mais conhecido pelo seu último nome), foi autor de mais de 600 publicações científicas. Foi um grande homem, trabalhando como cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico. Também era um grande defensor do "ceticismo", a prática ou atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Sagan instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não-governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da ciência que estuda a origem, a evolução, a distribuição, e o futuro da vida em todo nosso Universo, a "exobiologia".
«Postagen Anterior
© Copyright Template 00742| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top