DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Bem- vindo

    Olá seja bem-vindo
Loading...

--- "Terror dos terrores" está de volta, e ainda mais forte! ---

A doença do fim dos tempos, que é conhecida por dizimar mais de 30 milhões de pessoas no século XIV (14). Um surto de "peste negra" (ou "pespe bubônica"), já matou dezenas de vítimas em Antananarivo (capital da Repoblikan'i Madagasikara, também conhecida como "Madagascar", é um país insular, "Estado-ilha", localizado no Oceano Índico, ao largo da costa sudeste da África), e especialistas temem que esses números possam subir, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em um comunicado. E a doença está tomando um rumo alarmante. A peste bubônica é causada pela "Yersinia pestis" (vista microscopicamente na imagem como exemplo), uma bactéria encontrada em roedores e transmitida por pulgas.

--- John Dalton ---

--- John Dalton ---

Nascimento: 6 de setembro de 1766, Eaglesfield, UK.
Falecimento: 27 de julho de 1844, Manchester, UK.

Representado na imagem, este homem foi um químico, meteorologista, físico e um dos primeiros cientistas a defender que a matéria (tudo aquilo que ocupa algum lugar no espaço e possui massa, peso) é feita de pequenas partículas, os átomos (unidades básicas das matérias). É também um dos pioneiros na meteorologia (ciência, disciplina, arte que estuda, no caso, a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo), iniciando suas observações em 1787 com instrumentos confeccionados por ele mesmo e publicando, seis anos mais tarde, um dos primeiros concernentes (comovente, marcante) à ciência meteorológica, o livro, cuja tradução de seu nome é "Observações e Ensaios Meteorológicos".

"Dalton", como também é chamado, foi o primeiro cientista a pesquisar o distúrbio ocular, acabou descobrindo uma perturbação da percepção visual, da qual ele mesmo era portador, a "discromatopsia". A doença, também chamada de "daltonismo" em homenagem a Dalton (como de costume, várias coisas recebem nomes em homenagens a pessoas que tiveram alguma relação para com isso), caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho, tem, geralmente, origem genética, mas pode, também, resultar de lesões em algum órgão responsável pela visão do ser em questão.

--- Crise hídrica ---

A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. O Brasil é um exemplo da crise que está ocorrendo em várias de suas regiões, e que atinge o país, principalmente, devido à baixa de sistemas como Cantareira, o maior dos sistemas administrados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Anexa está uma foto de um dos reservatórios do sistema, localizado em Mairiporã, um município paulistano (Brasil). Devido a sucessivas baixas históricas no início de 2014, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) determinaram uma redução da vazão máxima de captação de água do sistema, de 31 para 27,9 m³/s, a partir de 10 de março de 2014.
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
© Copyright Template 00742| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top