DESTAQUE

    EM DESTAQUE

    Bem- vindo

    Olá seja bem-vindo
Loading...

Catarros

    Muita gente sente nojo dessas coisas, mas sabe o que realmente é?
O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso. Ao mesmo tempo que as impurezas vão sendo retidas, as células ciliadas empurram esse muco para a garganta, onde poderá ser engolido.
Quando não estamos gripados, o catarro é apenas uma mistura de proteínas, água e restos celulares produzidos pela mucosa para proteger as vias aéreas. Sua função é filtrar o ar que respiramos que normalmente é infectado por bactérias e outras impurezas.
O problema é que, quando somos atacados por gripes fortes, várias partículas escapam do filtro nasal e seguem rumo aos pulmões. Para evitar que isso aconteça, entram em cena, as células de defesa presentes no nariz, na região dos brônquios há glândulas mucosas que produzem uma secreção mais potente, que será a base do catarro mais espesso característico das gripes.
Bom, daí os invasores capturados, começam uma rebelião na secreção do catarro, que engrossa com restos de anticorpos e micro-organismos e muda de cor: em geral, mais esverdeado (para viroses) ou mais amarelado (para reações imunológicas causadas por bactérias). Enquanto isso tudo acontece, os cílios fazem a sua parte, empurrando o catarro para a garganta. Assim que essa gosma contaminada com bactérias, micro-organismos, sujeira e anticorpos chegam à garganta.
Nesta fase, há duas opções: engolir ou escarrar. E tanto faz. Se você escarrar, assunto acabado, joga tudo aquilo pra fora e pronto. Se engolir, o catarro será tratado pelo corpo como qualquer coisa ingerida: o que for útil é reabsorvido, o resto vira fezes.

Geladeira

A geladeira é um dispositivo muito comum em todas as residências atualmente. A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo. O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira. O congelador é posicionado na parte superior da geladeira com a finalidade de resfriar também o que está na parte inferior.
O primeiro refrigerador artificial conhecido foi demonstrado por William Cullen (1710-1790; http://goo.gl/mkNSyJ) na Universidade de Glasgow (Escócia) em 1748. Entretanto, ele não usou sua descoberta para nenhum objetivo prático. Em 1805, um inventor norte-americano, Oliver Evans (1755-1819; representado anexadamente), desenvolveu a primeira máquina de refrigerar. A primeira máquina de refrigerar foi construída por Jacob Perkins (1766-1849; http://goo.gl/oP0H9b) em 1834, também usada num ciclo de compreensão de vapor. Um físico norte-americano, John Gorrie (1803-1855; http://goo.gl/sRWkjX), construiu uma geladeira baseada do desenvolvimento de Oliver Evans em 1844 com o objetivo de fazer gelo para baixar a febre de seus pacientes com febre amarela.
Durante anos um mito sobre a geladeira rodava pelo mundo. Sua avó jamais colocaria a panela ainda quente na geladeira, veja o porquê disso, e também porque é mito! <http://goo.gl/i1jINz>

Faixa de Gaza

Representado na parte vermelha do mapa anexo, é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e com Israel no leste e no norte. O território tem 41 quilômetros de comprimento e apenas de 6 a 12 quilômetros de largura, com uma área total de 365 quilômetros quadrados.

Entre 14 e 21 de novembro de 2012, ocorreu uma operação de ataque à Faixa de Gaza, realizada pelas Forças de Defesa de Israel, conhecida como "Operação Pilar Defensivo" ou "Operação Coluna de Nuvem". Os objetivos declarados da operação foram: interromper os contínuos e indiscriminados ataques de foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza contra o sul de Israel, que resultaram na morte de três civis israelenses e vários feridos, além da destruição de patrimônio; e minar a capacidade das organizações militantes palestinas.

"Robert Banksy" é um veterano artista de rua britânico (experiente envolvido com artes em locais públicos, principalmente na capital britânica, Londres, e, também, em várias outras cidades do mundo), famoso em todo o mundo, viajou secretamente para a Faixa de Gaza para decorar com seus famosos grafites as ruínas do enclave palestino devastado pela última guerra. Confira <http://goo.gl/B6YRQy>

Células


       As células são as unidades fundamentais, estruturais e funcionais dos seres vivos, capazes de realizarem reações químicas do metabolismo, formando diferentes formatos (tecidos) quando unidas. Algumas células, chamadas "olfativas", são capazes de perceber o "odor" ("cheiro" ou "aroma", compostos químicos voláteis (capazes de passar do estado líquido ao gasoso; confira <http://goo.gl/8TErQt>) facilmente perceptíveis pelos órgãos olfativos dos animais); já o "sabor" é o resultado da associação complexa das sensações de "gosto" ("paladar" ou "gustação", sensação percebida pelas papilas gustativas, estruturas localizadas na língua), de "aroma" e das "sensações táteis químicas" (substâncias químicas em contato com terminações nervosas livres presentes nas cavidades oral e nasal), que são enviadas para o cérebro, e interpretadas por ele, proporcionando prazer, desgosto e\ou outras sensações.

Para ser considerado um ser vivo, este deve apresentar tais características:
-Constituído de pelo menos uma célula;
-Buscar energia para sobreviver ("autótrofos": seres vivos, como plantas e as algas que realizam a sua nutrição por meio da fotossíntese. E "heterótrofos": seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros, pois são incapazes de produzir energia sozinhos através da fotossíntese);
-Responder a estímulos;
-Reproduzir-se;
-E evoluir, segundo Darwin (http://goo.gl/az0VS7).

De acordo com o número de células podem ser divididas em:
-Unicelulares (seres formados por apenas uma célula): Bactérias, cianobactéria, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
-Pluricelulares (mais de uma célula): os demais seres vivos (http://goo.gl/KoFkd3).

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
-Células Procariontes: sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais: Bactérias, Cianobactéria, Micoplasmas.
-Células Incompletas: As bactérias dos grupos das "Rickettsia" e das "Clamídias" são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
-Células Eucariontes: possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes durante muitos milhões de anos. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras. Quanto aos cloroplastos (e outros plastídeos) e mitocôndrias, atualmente há uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existência destes orgânulos é a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma célula maior possuía dentro de si uma célula menor mas com melhores características, fornecendo um refúgio à menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar proteínas com interesse para a outra. Nesse grupo encontram-se: "Células Vegetais" (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacúolo central: http://goo.gl/aWwel3) e "Células Animais" (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos; representada anexadamente).
«Postagen Anterior Proxima Postagen »
© Copyright Template 00742| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top